Creatina: perguntas e respostas.

Chega de dúvidas. Para saber tudo sobre a creatina, continue lendo este post. Ao longo do tempo, observamos as principais dúvidas de nossos visitantes e agora, preparamos uma série de perguntas e respostas para esclarecer tudo sobre este assunto.

Creatina Universal: perguntas e respostas

A creatina está liberada no Brasil?

Sim. No início de 2010, a ANVISA publicou uma nova resolução sobre alimentos para atletas aonde autorizava a comercialização de suplementos de creatina no Brasil.

Afinal, o que é creatina?

A creatina é tratada como um aminoácido porém é formada a partir de três outros aminoácidos: a glicina, a arginina e a metionina. Nosso corpo utiliza estes três para produzir o composto final – a creatina. Trata-se, portanto, de algo natural e necessário no organismo humano. A dieta de bodybuilders geralmente já contém várias fontes de creatina como as carnes, porém, estas fontes naturais fornecem apenas pequenas doses da substância.

Quem pode tomar creatina? Há uma idade mínima?

Não existem referências bibliográficas para este assunto. No Brasil, a ANVISA recomenda a creatina como um suplemento para atletas.

Quais os resultados da suplementação com creatina?

Quando um atleta utilizar a creatina, a médio/longo prazo ele conseguirá alcançar a saturação desta substância em seus músculos, ou seja, ele aumentará os estoques intramusculares de creatina. Com mais creatina disponível nos músculos, os mesmos terão maior capacidade de realizar os exercícios, pois terão energia disponível mais rapidamente. A creatina agirá como um estoque de energia, permitindo que o ciclo de reposição de energia (ATP) seja otimizado.

Como a creatina funciona?

Primeiro, precisamos entender de onde nosso corpo consegue energia. A principal fonte desta energia, para todos os processos de nosso organismo, é o ATP – o trifosfato de adenosina (3 radicais fosfato + adenosina). Quando o corpo precisa realizar alguma tarefa, ele recorre ao ATP para gerar energia, quebrando esta molécula e transformando-o em ADP – o difosfato de adenosina (2 radicais fosfato + adenosina). A liberação de um dos fosfatos gera energia para nosso corpo. É preciso entender também que os estoques de ATP de nosso corpo são limitados e são repostos constantemente. Quando suplementamos com creatina, a mesma é estocada em forma de fosfocreatina, que se trata de uma molécula de creatina fosforilada (creatina + fosfato). O papel desta molécula é servir de reserva de energia para repor mais rapidamente os estoques de ATP quando o mesmo é consumido. Ou seja, quando o corpo consome o ATP transformando-o em ADP, ele poderá recorrer à creatina fosfato para obter o fosfato mais rapidamente, e assim, transformar novamente o ADP em ATP. Com mais fosfocreatina disponível nos músculos, mais energia o organismo terá para realizar as atividades físicas, resultando em melhor desempenho.

Quais os outros benefícios da creatina?

A creatina tem propriedades osmóticas, ou seja, ela é capaz de trazer água para dentro das células, aumentando sua hidratação e volume. Células melhor hidratadas, tendem a se desenvolver melhor. Além disso, os músculos aumentarão momentaneamente de tamanho graças a maior quantidade de água.

Como tomar creatina?

Existem diversos protocolos de suplementação com creatina e, infelizmente, não existe uma ciência exata em torno deste assunto. A recomendação geral é que a creatina seja tomada após o treino, junto a um carboidrato de rápida absorção (Carbo Plus, por exemplo). Desta forma, você poderá aumentar a absorção da creatina e evitar ao máximo o desperdício. A dose diária máxima recomendada pela ANVISA é de 3g (uma colher de café).

A fase de saturação é necessária? O que é saturação?

A saturação com creatina trata-se de um período no inicio do ciclo de suplementação em que o indivíduo utiliza altas doses de creatina por cerca de 1 semana, fazendo assim com que os estoques celulares de creatina sejam aumentados rapidamente. Por exemplo, tomar 20g de creatina por dia durante a primeira semana. A fase de saturação foi muito utilizada antigamente porém aos poucos está sendo abandonada. Há quem diga que ela é necessária e, sem saturar, não é possível obter resultados. Para a maioria das pessoas, uma dose de 3g ao dia deve ser suficiente para que, no final de aproximadamente 30 dias, os músculos estejam saturados e os benefícios da creatina sejam observados.

E nos dias sem treino (dias off), como tomar creatina? É preciso tomá-la?

Novamente, para maximizar os resultados, ingira a creatina em conjunto com um carboidrato de rápida absorção. Você pode optar por tomar a creatina no café da manhã junto a um suco de frutas por exemplo. É importante manter a continuidade na suplementação pois os resultados da creatina serão observados a médio/longo prazo, após a saturação das células.

Devo “ciclar” a creatina? O que é um ciclo?

Chamamos de ciclos os períodos em que programamos a suplementação com creatina juntamente com um descanso sem a ingestão da mesma. Por exemplo, um ciclo de 3 meses tomando creatina e 1 mês sem tomar é a recomendação geral. A pausa na suplementação deve ocorrer para que os receptores orgânicos do nosso organismo não se acostumem com a substância, diminuindo seus resultados.

Meus amigos tomam creatina antes do treino, por que devo tomar depois?

Não existe uma regra e uma única maneira correta de se tomar creatina. Nossa recomendação é para que ela seja tomada no pós-treino para aproveitar a janela da oportunidade fazendo com que a creatina seja melhor absorvida. Os efeitos da suplementação com creatina não são vistos imediatamente após a sua ingestão e sim a médio/longo prazo. Quando tomada antes do treino, ela não influenciará em suas séries minutos depois. O intuito da suplementação é saturar os músculos para que em aproximadamente 1 mês você comesse a observar os resultados.

Cafeína corta o efeito da creatina?

Esta é uma das dúvidas mais freqüentes sobre a creatina. A resposta, infelizmente ainda não está 100% clara para os pesquisadores. Essa dúvida surgiu quando um único estudo concluiu que a suplementação combinada de creatina e cafeína não seria eficiente. O objetivo deste estudo era justamente verificar se a combinação destes dois suplementos poderia aumentar a performance dos atletas quando usados simultaneamente. Muitos questionam a validade deste estudo e a forma como foi conduzido.
Por isso, não é possível chegarmos a uma conclusão absoluta, levando ainda em conta a individualidade biológica dos indivíduos. Enquanto estiver suplementando com creatina, para evitar qualquer problema, é interessante evitar o consumo exagerado de café ou grandes doses de cafeína.
Obs.: no estudo, foi utilizada aproximadamente uma dose de 5mg por quilo de peso corporal de cafeína (~400mg para um homem de 80kg).

Se você ainda tem alguma dúvida que não foi esclarecida, deixe seu comentário!

Posts relacionados:
- Creatina: mitos e verdades.
- Como tomar creatina?
- Creatina ajuda a controlar glicemia em diabete tipo 2.
- Tudo sobre creatina.

Comentários

comments

Tags:

214 comentários para “Creatina: perguntas e respostas.”

  1. gui disse:

    Meu médico de medicina esportiva mandou tomar antes e depois dos treinos . Afinal, antes dos treinos é desnecessario?

  2. Gui,

    Como foi explicado nas perguntas acima, não existe uma regra para suplementar com creatina. A recomendação do seu médico não está errada e nossa sugestão é para que você siga o conselho dele. O que muitas vezes pode acontecer é uma pessoa responder melhor a este modo de uso do que a outro. Vai depender muito do seu organismo.

  3. Carlos disse:

    posso combinar o uso do bcaa com a creatina ? Tera algum efeito colateral ?
    Agradeço .

  4. Carlos,

    Não existem efeitos colaterais conhecidos destes dois suplementos. Você pode tomar os BCAAs antes, durante ou até mesmo depois do seu treino. A creatina deve ser tomada imediatamente depois do treino juntamente com um carboidrato de rápida absorção!

  5. Carlos disse:

    Meu caro, outra dúvida.
    E se eu combinar os seguintes : thermogênico (cafeina+guarana) + creatina + bcaa, poderia me causar alguns problemas? Ambas juntas?
    Quanto ao modo de uso, sigo as recomendações das embalagens.
    Também tenho estrutura óssea larga, bom peso corporal.. com gorduras localizadas. Com isso o uso da creatina seria indispesável? ja pelo meu peso, ganhando mais massa muscular com ela ? ou acha que seja melhor chegar ao peso que quero eliminando as gorduras com ajuda do thermogênico, porque ainda falta.. ai depois tomar a creatina.

    Muito obrigado.

  6. Carlos, também não existem contra-indicações para estes suplementos. O que pode acontecer é você não conseguir observar os efeitos do thermogênico no que diz respeito à definição muscular, pois a creatina irá reter água em seu corpo.

    Outro ponto importante a se levar em consideração é que altas quantidades de cafeína podem interferir nos efeitos da creatina, por isso, procure evitar o consumo em conjunto das duas.

    Ganhar massa magra e perder gordura ao mesmo tempo pode ser um objetivo tangível porém bastante difícil de ser alcançado. Lembre-se que seu treino e dieta tem papel fundamental para que você obtenha sucesso.

  7. michael disse:

    olá bom dia .
    posso tomar creatina, whey e animal pak?
    como toma-los ?
    existe algum efeito colateral?
    aenciosamente : michael

  8. Hudson Lui disse:

    Bom minha dúvida, se normalmente se toma 20g (uma colher de chá) esses 3 gramas, para qm n tem balança… como eu faria isso? q tipo de dosagem eu posso usar?

    Aguardo e ESTAO DE PARABENS PELAS INFORMAÇÕES ^^

    Att. Hudson Lui

  9. Mayckon disse:

    Oi… Entao estava vendo e lendo em seu site sobre a creatina e muito me interessou pois a 2 semanas eu começei a fazer academia, junto a mim esta uma nutricionista e um personal para me instruir melhor, mas segui o conselho de meu personal e começei a tomar NUTRIMASS 15000 e acabei vendo o site e se interessando, como sou leigo no assunto e nunca procurei o mundo da hipertrofia acabo nao entendendo muita coisa por isso quero perguntar mesmo eu estando no inicio da malhaçao eu posso começar a tomar creatina??
    E como é ingerida creatina em pó? seria pura, ou dissolvida em agua?
    Esta ai minhas duvidas desde já agradeço!
    Obrigado

  10. Luis Guilherme disse:

    Tem algum problema se você tomar creatina de manhã
    logo após tomar uma vitamina de banana por exemplo?

  11. Michael,

    Não existem efeitos colaterais com o uso destes suplementos. Você pode tomar o Ultra Whey Pro + Carbo Plus + Creatina logo depois do seu treino. O Animal Pak pode ser tomado junto a um café da manhã completo ou junto à refeição completa que anteceder seu treino.

    Hudson,

    Obrigado!
    O modo de uso ao qual você se refere (20g por dia) é “fase de saturação”. Este processo não é necessário e vale lembrar que extrapola os limites diários recomendados pela ANVISA. É realmente difícil atingir as quantidades exatas de creatina sem uma balança. Como guia, você pode utilizar a quantidade das colheres. Veja uma imagem que o ajudará a “entender” o tamanho das colheres: http://universalnutrition.com.br/blog/index.php/2010/09/30/como-tomar-creatina/

    Mayckon,

    Como esta no início do seu treino, sugeríamos que você ainda não faça uso da creatina. Aguarde cerca de 3 meses. Quando for tomar, tome com água imediatamente após o seu treino.

    A recomendação geral na suplementação é para a ingestão de proteínas e carboidratos de rápida absorção após o treino. Converse com seu personal sobre isto. O suplemento que ele te indicou provavelmente trata-se de um hipercalórico. Na nossa linha, temos o Real Gains, um hipercalórico diferenciado pois utiliza apenas ingredientes de alta qualidade, como proteína do soro do leite e caseína. Você pode tomá-lo durante o dia para completar sua dieta ou também depois do seu treino.

    Luis,

    Para os dias sem treino, a recomendação geral é justamente esta: tome no café da manhã. Agora, nos dias que você treinar, tome no seu shake pós-treino.

  12. Luis Guilherme disse:

    Nos primeiros 5 dias de saturação da creatina no corpo
    entre um dose de 5 gramas e outra é necessario no minimo quanto tempo?

  13. Luis,

    Como explicado anteriormente, o período de saturação não é necessário e ultrapassa a dose diária máxima recomendada pela ANVISA. Se ainda assim seu médico ou nutricionista recomendar este modo de uso, converse com ele para saber os melhores horários pra tomar. Você pode tomar uma dose no café da manhã, uma no almoço, uma no lanche da tarde e uma na janta.

  14. Hudson Lui disse:

    Agradeço muito pela atenção, então n estarei fazendo a saturação! e estarei tomando então apartir da semana q vem. ^^
    Muito obrigado.

  15. Júnior Valença disse:

    Oi, comecei a usar Creatina Universal há 3 dias e estava pensando em no mês que vem suplementar junto com Jack3d, será que tem alguma complicação os 2 juntos? Porque acho que juntando os dois vai dá um gás irado.

  16. fernando disse:

    Gostaria de saber os efeitos decorrentes da ingestão de bebidas alcóolicas juntamente com o uso da creatina, quais os prejuízos desta combinação ?

  17. Júnior,

    Você conhece o Animal Rage? Leitura sugerida: http://universalnutrition.com.br/blog/index.php/category/animal-rage/

    Quanto a combinação que você propôs, não podemos opinar sobre produtos de outras marcas. Para ganhar massa muscular, lembre-se de consumir mais calorias do que você gasta por dia. Lembre-se também das proteínas: sem elas, não há construção muscular. Você pode adicionar o Ultra Whey Pro – uma proteína de rápida absorão – no seu shake pós-treino, juntamente com um carboidrato de rápida absorção (por exemplo, o Carbo Plus).

    Quando for tomar a creatina, tome juntamente com o carboidrato para maximizar a absorção!

    Fernando,

    No tópico “Como tomar creatina?”, veja a dúvida do Ramon e nossa resposta: http://universalnutrition.com.br/blog/index.php/2010/09/30/como-tomar-creatina/#comment-456

  18. jefer disse:

    Boa tarde, eu ja tenho a Creatina Universal e o Whey Universal, vou começar a malhar amanha? sei que devo tomar eles pós treino. Ja ouvi dizer que tenho que tomar com um tal “carbo plus”, mas nao encontrei ele, o que seria ele? Eu devo misturar tudo e tomar tudo junto? é com agua? quantos ml de agua?

  19. Jefer,

    O Carbo Plus é um suplemento de carboidratos de rápida absorção para ser tomado no pós-treino em conjunto com a Creatina. Cerca de 20 minutos depois, você deverá tomar o Ultra Whey Pro.

    Todos os shakes misturados com água. A quantidade fica a seu critério.

  20. thiaguinho disse:

    Posso colocar a creatina junto a minha vitamina de banana, hipercalorica ( mass titaniun) e leite a bater tudo no lioquidificador no pós treino ou a creatina se toma separada

  21. A recomendação geral é que após o treino, você tome a creatina juntamente com água e não leite que pode dificultar a digestão do shake!

  22. fernando disse:

    oi meu nome é fernando eu estou tomando a criatina na saturação sera que eu consigo ver resultado em 2 semanas

  23. fernando disse:

    nossa eu não sei mais o que eu faço se eu toma com leite ou com aguá é brincadeira todo mundo fala uma coisa diferente

  24. Fernando, é impossível determinar um prazo para que cada um possa notar os resultados da creatina. Lembramos que a saturação não é recomendada pela ANVISA pois ultrapassa o limite de ingestão diária estabelecido para a creatina.

    Novamente, se o seu objetivo é o ganho de massa, nossa recomendação é para que a creatina seja tomada com água, após o treino, em conjunto com o Carbo Plus e o Ultra Whey Pro.

    Saiba mais: http://universalnutrition.com.br/blog/index.php/2011/05/11/como-ganhar-massa-muscular/

  25. Roger disse:

    Tenho receio de comprar a creatina porque dizem que devemos ingerir uma boa quantidade diariamente, justamente pelo fato dela atuar nas celulas retendo agua e precisando assim repor.. Gostaria de saber a quantidade media q devemos tomar de agua se ingerirmos, como diz no site, uma colher de chá por dia após o treino.

  26. tony disse:

    posso bater banana no liquidificador e depois colocar a creatina em pó?

  27. Sim, você pode acrescentar a creatina à sua vitamina de frutas. Porém lembre-se que, caso opte por usar leite na vitamina, o mesmo pode atrapalhar um pouco a absorção do produto.

  28. Guilherme disse:

    Olá. Gostaria de saber, primeiramente, se posso ingerir a Creatina ao mesmo tempo em que tomo um pack composto por Whey Protein, NO, proteína hidrolisada do trigo (fornece glutamina peptídeo), Vitamina C, Vitamina E, guaraná, BCAAs e cálcio. Independente da(s) marca(s) dos produto(s), tendo em vista apenas o valor nutricional, já que não podem opinar sobre produtos de outras marcas.
    E minha outra dúvida é quanto a recomendação de vcs da ingestão da Creatina com o Carbo Plus: sendo fonte de carboidrato e relativamente calórico, o Carbo Plus seria contra-indicado para pessoas com facilidade de engordar ou que queiram ao menos não engordar?

  29. Guilherme, não existem contra-indicações em combinar estes suplementos. Apenas lembre-se que, apesar de não haver um consenso sobre o assunto, dependendo das quantidades, a cafeína pode atrapalhar os benefícios da creatina.

    Quanto a sua segunda pergunta, tudo vai depender do seu treino e dieta. Realmente o Carbo Plus é relativamente calórico e é recomendado para que seja tomado após o treino para auxiliar nos ganhos de massa muscular. Após o treino, é necessária uma fonte de energia para repor os estoques de glicogênio gastos no treino – este é o principal papel do Carbo Plus. Se estiver preocupado com os valores nutricionais para ‘não engordar’, você pode tomar apenas meia porção do produto ou não tomá-lo. Fato é que não existe uma regra para a suplementação. Sugerimos o Carbo Plus geralmente pra quem busca ganhar massa.

  30. Guilherme disse:

    Ok, muito grato pela atenção.

    Apenas mais uma dúvida: foi citado por vocês em uma das respostas acima que a Creatina deveria ser tomada em conjunto com o Carbo Plus, e após 20 minutos se tomaria o Whey. Então, não é aconselhado que eu tome a Creatina juntamente com o Whey e água, misturados? E não há problema em mistura-los com açúcar ou adoçante dietético, correto?

    Grato

  31. Ademir disse:

    Gostaria de saber se pode ser conciliado o uso da Creatina com a Quitosana, ou se alguma cortaria ou diminuiria o efeito da outra.

    Abrçs

  32. Felipe disse:

    Treino 3xpor semana e passarei a tomar creatina+carbo+whey.Meu treino compõe-se de 30 min de musculação e 30 min de esteira.
    Nos outros 2 dias da semana farei apenas esteira.Este composto que tomarei após o treino está adequado?
    Tenho acompanhamento de personal mas gostaria da opinião de vcs.Lembrando que todos os produtos são da Universal.
    Abs,

  33. Guilherme,

    A verdade é que não há regra para a suplementação com creatina. O uso do Carbo Plus é recomendado para auxiliar na absorção da mesma e também do Ultra Whey Pro, já que o Carbo Plus além de agir repondo o glicogênio também estimulará a liberação de insulina, responsável por carregar nutrientes para dentro das células.

    Sem o Carbo Plus, você pode tomar o Ultra Whey Pro + Creatina imediatamente após o treino, com água. Lembre-se que o açúcar também é calórico e poderá contribuir para o acúmulo de gorduras. Evite usar adoçantes no pós-treino — apesar de não existirem estudos sobre isto, um shake “limpo” é sempre a melhor opção.

    Voltando ao açúcar, você pode utilizar o açúcar mascavo, muito mais saudável e terá ação parecida com a do Carbo Plus na liberação da insulina.

    Ademir,

    Não existem estudos que indiquem qualquer problema no uso destes suplementos. O ideal é que você não tome-os em horários próximos.

    Felipe,

    Sim, está adequado. Seria interessante você rever o seu treino dependendo de seus objetivos: 30 minutos de musculação parece bastante corrido para um bom treino, bem executado.

  34. Vinícius disse:

    Boa tarde,

    Estou perto de completar 3 meses de uso da creatina e consequentemente pararei com seu uso por 1 mês. Gostaria de saber qual suplemento eu posso utilizar no lugar da creatina para continuar a obter resultados. Atualmente tenho tomado whey, malto, dext, creatina e albumina.

    Desde já agradeço a atenção.
    Abraço.

  35. Vinícius, você já está utilizando os suplementos básicos para o ganho de massa. Este combo é muito efeito. Lembre-se de que sua dieta é sua principal fonte de nutrientes. Uma dieta hipercalórica e rica em proteínas fará a diferença no ganho de músculos. Não existe nenhum suplemento que “substitua” a creatina. Você poderia adicionar BCAAs durante o seu treino, um multivitamínico durante o dia ou até mesmo suplementos como o GH Max e o NOX3 que contribuiriam para os seus resultados.

  36. Rodrigo disse:

    Comprei a creatina da universal e tomo ela com guaraná em pó 30 min antes do treino e no pós treino tomo ela sem o pó de guaraná, somente com Whey, Maltodexdrina e Bcaa. Estou vendo bons resultados, porém fiquei preocucado se o pó de guaraná, juntamente com a creatina antes do treino, irá interferir nos resultados e absorção do produto (creatina).

    Existem estudos que comprovem que o uso de creatina com pó de guaraná interfere ou não nos resultados ??

    Grato .

  37. johnny disse:

    com quantos anos pode começar à tomar creatina?

  38. Itallo disse:

    Gostaria de saber como irei tomar Ultra Whey Pro + Carbo Plus + Creatine Powder ? posso bater todos no liquidificador apos o treino ou sera de outra forma ? caso possa qual a quantidade de agua devo adicionar ? qual os outros horarios para tomar o Ultra Whey e o carbo plus devido a ter de tomar cada um pelo menos duas vezes ao dia. Grato

  39. Johnny,

    A creatina é um suplemento para atletas. Para saber se é um produto que se encaixa em suas necessidades, recomendamos que procure um nutricionista esportivo que poderá acompanhar você passo a passo!

    Itallo,

    Veja este tópico: http://universalnutrition.com.br/blog/index.php/2011/05/11/como-ganhar-massa-muscular/

    Você pode tomar o Carbo Plus + Creatine Powder imediatamente após sua última repetição, misturados no shaker com a quantidade de água que você preferir. Depois de 20 minutos, pode tomar o Ultra Whey Pro. Se quiser tomar uma outra dose de Ultra Whey durante o dia, tome junto ao café da manhã.

  40. renato disse:

    Tenho quase 16 anos.. sera que posso tomar a creatina já ? eeh tbm to meio sem grana pra comprar o whey protein + o carbo plus, posso misturar com malto ou dextrose no pós treino ?

  41. Carlos Eduardo disse:

    Boa tarde.
    Eu tenho uma duvida e não acho resposta em lugar NENHUM. Então, nada melhor do que perguntar ao fabricante né? :)

    Tenho um pote de Creatina Universal, porém, eu comprei este pote no ano passado, usei por uns 3 dias e depois deixei guardado.
    Como no pote NÃO VEM ESCRITO O PRAZO DE VALIDADE gostaria de saber se mesmo após 1 ano com o pote sem o lacre, eu posso tomar sem riscos.

    Obrigado.

  42. rosy tavares disse:

    Queria muito saber tenho gordura localizada posso tomar criatina?

    to malhando

    e tomando libra control

    sera que posso tomar

  43. Renato,

    A creatina é um suplemento para atletas. Procure um médico ou nutricionista esportivo para auxiliá-lo no planejamento da sua dieta.

    Você pode tomar malto/dextrose após o treino, porém é altamente recomendável tomar também o Ultra Whey Pro que será sua fonte de proteínas após o treino – proteínas são essenciais para o ganho de músculos.

    Carlos,

    Vai depender muito das condições de armazenamento do produto. Se o produto não apresentar coloração alterada e apenas o empedramento, pode estar em condições normais de consumo. Procure a impressão sobre o prazo de validade no pote: uma impressão diretamente sobre o pote preto.

    Rosy,

    A creatina não é um suplemento que influencie no acúmulo de gordura. Ela aumenta o desempenho otimizando o ciclo de reposição energética, contribuindo para o ganho de massa magra (junto ao treino).

  44. Lívia disse:

    Eu passei na nutricionista, e ela falou pra tomar 1,5 g de creatina por 40 dias e pausar 20 dias, durante 6 meses. Agora, outras pessoas dizem que se eu tomar assim, vai demorar muito para a creatina fazer efeito e vai sobrecarregar os meus rins.. Devo tomar desse jeito? Tenho 20 anos, 1,67 altura e 53 kg.

  45. Carlos Eduardo disse:

    aaahhh Obrigado
    Eu estava a semanas procurando o prazo de validade e agora achei :D
    Está bem escondido acima da parte amarela do pote, bem pequenininho…
    vence em 2014 :)

    Obrigado por me ajudar! tenha um bom dia.

  46. Lívia,

    No Brasil, a ANVISA recomenda uma dose mínima de 1,5g e máxima de 3g de creatina por dia. Em outros países, muitas pessoas usam de 5g a 20g pro dia.

    Com uma dose de 3g que é geralmente recomendada, em 1 mês você começará a ver resultados. O objetivo da suplementação com creatina é saturar (encher) os músculos de creatina – com uma dose menor será mais difícil alcançar os benefícios do suplemento. Porém, estas são recomendações genéricas que não levam em conta a avaliação que sua nutricionista fez. Converse melhor com ela para que possam chegar a melhor conclusão!

    Carlos,

    Obrigado por sua visita ao blog!

  47. Thayane disse:

    oooie;*tenho 17 anos e malho,.e queria mto tomar um suplemento pra ganho de massa,.eu tava tomando albumina,mais agora meu instrutor me recomendou o bcaa que é bom para dar disposição e pra ganho de massa,.mais eu queria mto tomar creatina,mais tenho medo de engordar,enfim..minha amiga malha e já tá com bastante tempo e ela tá tomando bcaa e creatine e pó,.e ela tá com as pernas bem grossas e definidas,.queria saber se posso tomar,.e se é melhor creatine em pó ou em comprimido e queria saber tbm.se eu tomar creatina e bcaa e malhar perna 3x na semana,vou ver os resultados?me ajuuuda.beeeijos!

  48. Thayanne,

    A diferença entre a creatina em pó e em cápsulas é apenas a conveniência do uso das cápsulas. A creatina é um suplemento indicado para atletas e por isso, recomendamos que você procure um nutricionista esportivo para te aconselhar.

  49. Leonardo disse:

    a recomendação para se preparar o Carbo Plus são 4 colheres de sopa em 250 ml de água, certo? para tomar a creatina junto com o Carbo Plus, basta eu adicionar 4 colheres de sopa de Carbo Plus em 250 ml de água, e jogar 5g de creatina no shake?

  50. Leonardo disse:

    nos dias sem treino (dias off), pelo fato de eu nao praticar exercicios nesses dias, devo tomar a creatina sempre de manha e sempre com suco de frutas? ou posso tomar com o carboidrato de rapida absorção normalmente, mesmo sem praticar exercicio?

  51. Leonardo,

    Sim, basta adicionar a creatina ao shake preparado do Carbo Plus.

    Se você utilizar os carboidratos simples para completar sua refeição de alguma forma, pode tomar a creatina junto a estes carbos.

    Agora, se sua dieta não acomodar o uso do Carbo Plus nos dias sem treino, pode tomar a creatina com qualquer outra fonte de carboidratos simples.

  52. Felipe Matheus disse:

    Eu treino futebol todos os dias de segunda a sexta , posso tomar creatina ?

  53. Felipe Matheus disse:

    Desculpa mas estou aqui denovo , pra complementar a minha ideia a cima Tenho 15 anos não faço ACADEMIA , treino futebol todos os dias de segunda a sexta , posso tomar a creatina?

  54. Felipe,

    A creatina é um suplemento para atletas e deve ser usada como tal. Em cada caso, recomendamos o acompanhamento de um nutricionista esportivo.

    Jogadores de futebol geralmente fazem um trabalho pararelo de fortalecimento muscular na academia. A creatina é um suplemento que pode beneficiar estes atletas tanto na sua principal atividade (futebol) quanto na academia!

  55. Felipe Matheus disse:

    Muito obrigado por esclarecer minhas duvidas , mas eu tenho mais uma duvida , eu posso tomar a dosagem normal 3g e tambem fazer a fase de saturação como foi explicado a cima?

  56. Felipe,

    No Brasil, a ANVISA estabeleceu uma dose máxima de 3g ao dia que pode ser recomendada. Apenas um médico ou nutricionista poderá recomendar algo diferente disto. Se você optar por fazer a saturação, ainda que não necessária, estará consumindo uma dose maior do que a recomendada durante cerca de 7 dias.

    No texto principal foi explicado que a saturação não é necessárias, mas há quem ainda opte por fazê-la. A suplementação com a dose normal de 3g sempre acontece após o período de saturação inicial.

  57. Rogério disse:

    o meu caso é o mesmo do Felipe que perguntou acima , jogo futebol (segunda a sexta) , mais eu não sei com oque tomar , me disseram para tomar a creatina com Malto dextrina , ai eu li uns comentarios acima e tem sobre o CARBO PLUS , qual desses itens acima tem mais vantagem?

    CREATINA + MALTO DEXTRINA
    OU
    CREATINA + CARBO PLUS

  58. Rogério,

    Para que você possa entender melhor, a recomendação é para que a creatina seja tomada juntamente com um carboidrato de rápida absorção. No caso de nossa linha, temos o Carbo Plus que é ideal para ser tomado após a sua atividade física (futebol). Ele irá ajudar a repor o glicogênio muscular gasto no treino e contribuir para melhor absorção da creatina.

  59. Henrique disse:

    Boa tarde!
    Gostaria de saber se posso deixar a Creatina Powder + Carbo Plus misturadas em uma coqueteleira, sem estar misturada com água, para após o treino fazer o preparo da mesma, já que li que seria recomendado o uso logo após o treino. E se tem algum problema consumir o Ultra Whey Pro com iogurte.
    Obrigado desde já e parabéns pelo blog

  60. Rogério disse:

    Eu comprei , creatina e maltodextrina só que não sei como fazer os preparos para tomar , e tambem não sei em que hora do dia em que devo tomar .

  61. Henrique,

    Você pode deixar os produtos misturados, sem água. A recomendação de ingestão do Ultra Whey Pro é com água para evitar qualquer atraso na digestão. Lembre-se que o objetivo do Ultra Whey Pro é ser digerido e absorvido rapidamente. O iogurte é derivado do leite e pode atrasar a digestão.

    Obrigado por sua visita e feedback que são extremamente importantes pra nós.

    Rogério,

    Suas dúvidas estão respondidas no tópico principal. Siga a recomendação de preparo dos rótulos do produto e quanto ao horário, leai o texto acima!

  62. Henrique disse:

    E em vez do iogurte posso misturar o Ultra Whey Pro com suco de soja?

  63. Henrique,

    Sim, é uma opção, porém o ideal é que use o produto com água.

  64. Suzanny disse:

    a creatina posso tomar ela com vitámianas,tipo bananada,sucos e tal?

  65. Suzanny disse:

    outra pergunta a creatina tenho que tomar quantas vezes ao dia?e o ideal seria antes ou dps do meu treino?é pq assim como vou tomar a creatina com uma protéina que falaram que é ótimo,vou tomar com albumina,ai a moça da loja de suplementos disse que a creatina era pra mim tomar antes de malhar e a albumina como tem que tomar duas vezes ao dia o certo seria pela a manhã e antes de dormir,.tá certo isso?

  66. Suzanny,

    Nos dias sem treino, você pode tomar junto ao suco de frutas sim.

    A albumina é uma proteína de absorção média-lenta, ou seja, demora um pouco para ser absorvida pelo organismo e é por isso que é recomendada antes de dormir.

    Para o pós-treino, o ideal é que você utilize o Ultra Whey Pro, que trata-se de whey protein: uma proteína de rápida absorção ideal para ser tomada após os exercícios intensos.

    A combinação de albumina + Ultra Whey Pro durante o dia pode trazer bons ganhos para você. Lembrando sempre que é essencial montar sua dieta.

    Quanto ao modo de uso da creatina, foi explicado no outro comentário pra você. Veja aqui: http://www.universalnutrition.com.br/blog/index.php/2011/05/11/como-ganhar-massa-muscular/#comment-3798

  67. Henrique disse:

    Ok! Obrigado moderadores do blog pela dedicação em responder a todas as nossas duvidas! Abraços

  68. Rafael disse:

    Mesmo a pessoa estando acima do peso, ela pode tomar creatina?

  69. Rafael,

    Depende dos seus objetivos. A creatina é um suplemento que visa auxiliar no aumento do desempenho físico e consequente ganho de massa muscular! Se quiser primeiro perder peso, pode deixar a creatina para o futuro.

  70. Rafael disse:

    creatina way é a melhor?

  71. Rafael,

    A creatina da Universal é sem dúvidas a mais consumida e mais popular entre os atletas e praticantes de atividades físicas.

  72. Eduardo Alvarenga disse:

    Olá, estou tomando a creatina da universal, contudo não consigo diluí-la com agua gelada. Tem algum problema em beber sem que a mesma esteja completamente diluída? Agradeço desde já!

  73. Eduardo,

    A creatina não é um sal hidrossolúvel e portando é normal que ela não dissolva completamente! Pode tomar normalmente, com mais água!

  74. Estevão Lucena disse:

    Caro,

    Eu comprei a pouco tempo a Creatina Universal, não cheguei a tomar ainda.
    O que foi recomendado a mim é que toma 5 dias 4 vezes ao dia, (ao cordar, antes do treino, apos o treino e antes de dormir). Eu gostaria de saber se mesmo tendos varios padroes para consumo, tem algum mais recomendado ?

  75. Rafael disse:

    Eu tomo creatina em cápsulas, em cada uma contem 3g de creatina! Quantas cápsulas devo tomar por dia?
    E nos dias q não vou para a academia também devo tomar?

  76. Estevão,

    O que foi recomendado a você é que passe pela fase de saturação, um processo desnecessário como já foi explicado aqui no blog. Se optar por este protocolo, lembre-se que estará consumindo uma quantidade muito acima de recomendação diária máxima da ANVISA que é de 3g ao dia.

    Quanto a melhor forma de uso, esta dúvida já foi respondida no texto principal deste mesmo tópico.

    Rafael,

    Já explicamos aqui no texto principal que você deve tomar a creatina também nos dias sem treino. A dose máxima diária recomendada pela ANVISA é de 3g, protanto uma cápsula será suficiente pra você.

  77. arthur disse:

    Fala moçada, tudo tranquilo?

    bom, eu malhei durante alguns meses, e tive um bom ganho de massa muscular. Tenho 1,80m, comecei a malhar pesando 69Kg, e cerca de 6 meses depois eu parei de malhar com 79kg, por conta de uma lesão no ombro. Nesse período eu tomei a creatina da universal (300g) e um tempo depois tomei um hipercalórico, já que pratico outras atividades físicas com frequência.

    Como é o normal, creio que tenha perdido cerca de 5kg a 6kg desde que parei, isso já fazem 4 meses..

    agora estou planejando voltar, e estou pensando em tomar creatina junto com um whey protein e gostaria de saber se é uma boa combinação, e se, tendo um bom treino, terei resultados bons com esses dois suplementos.

    valeu, abraço

  78. Arthur,

    Já que você tomou o hipercalórico e teve bons ganhos, é válido concluir que sua dieta não fornecia todos os nutrientes necessários para o ganho de massa. Lembre-se que antes de tudo, você precisa de uma dieta bem planejada. Depois você poderá encaixar os suplementos.

    A recomendação geral é para que use também o Carbo Plus após o seu treino. Se sua dieta estiver de acordo, você usando a suplementação básica tem tudo para ter bons ganhos. Leitura sugerida: http://www.universalnutrition.com.br/blog/index.php/2011/05/11/como-ganhar-massa-muscular/

  79. Rafael disse:

    Qual melhor horário para se tomar a creatina: antes ou no pós-treino?

  80. Rafael, esta pergunta já foi respondida no texto principal deste tópico: após o treino.

  81. bruna disse:

    ola conprei creatina universal como devo tomar na 1 semana
    e a 2 semana e dai pra frente e quantas vezes devo tomar a creatina
    por dia

  82. Fernando Tabapuã-SP disse:

    olá eu queria tirar uma duvida eu fiz um ciclo de varios suplementos o resultado foi muito bom tomei whey protem com destrose creatina bcaa meu treino é pesado e o resultado foi muito bom ótimo mesmo eui tinha 42 de biceps fui pros 45 e meio mais ganhei barriga também porque eu fiz todos os musculos e abandonei o abidomem queria eu saber quais exercicios e quais suplementos devo tomar pra tentar dar uma trincada no abidomem.OBS:naum deixando de agradecer que eu ja partcipei dest chat e pra mim foi intereçante sempre sigo o que me recomendam e um obrigado pela a atenção !!!

  83. Bruna, suas perguntas já foram respondidas no texto desta página. A recomendação é de uma dose de 3g uma vez ao dia, também nos dias sem treino.

    Fernando,

    Para realmente definir o abdômen, você vai precisar exercitá-lo. Você pode usar suplementos como o EZ to Swallow FB para auxiliar na perda de gorduras e não esqueça também dos exercícios aeróbios.

  84. bruna disse:

    obrigado e descupa pelas duas respostas q fiz ajudo muito
    parabens pelo site

  85. kayron disse:

    tomo creatina a quase 1 mes e não vii muita difrenssa.tenho 15 anos tomo 3 gramas diarias.queria saber tabem como malhar na semana tomando ela.

  86. Kayron,

    Primeiramente é sempre importante lembrar que a creatina é um suplemento para atletas e seu uso deve ser acompanhado por um profissional da área de nutrição esportiva.

    Caso não experimente resultados com a creatina, você pode fazer parte de um grupo de pessoas que realmente não vai sentir os efeitos do suplemento. Os resultados podem variar de acordo com cada organismo.

  87. Rafael disse:

    oi, queria saber se essa combinação é boa:
    creatina antes do treino, e malto+wey no pós-treino?

  88. Rafael,

    Já foi explicado no texto principal que o melhor horário para se tomar creatina é após o treino, porém, não existe uma regra.

    Leitura sugerida: http://universalnutrition.com.br/blog/index.php/2011/05/11/como-ganhar-massa-muscular/

  89. Rafael disse:

    valeu ai!!! vô tomar os 3, no pós blz.

  90. arthur disse:

    ae moçada, beleza?

    qual seria a melhor maneira pra tomar a creatina universal? tou com uma 200g.. seria melhor no pré ou no pós treino?

    vou tomar tbm um ultra whey protein da universal.. seria bom tomar ao mesmo tempo que a creatina? qual a maneira correta de tomar? valeu

  91. Arthur,

    Todas as suas dúvidas estão respondidas no texto principal. Caso seu objetivo seja o ganho de massa muscular, sugerimos a leitura deste tópico: http://universalnutrition.com.br/blog/index.php/2011/05/11/como-ganhar-massa-muscular/

  92. Pedro disse:

    Olá, ao iniciar meu treino tomo a dose certa de malto(malto com dextrose) conforme indicação do fabricante (4 colheres em 250 ml de agua). Minha dúvida é o seguinte. posso tomar no pós treino o malto de novo junto com a creatina ? Vi que o aproveitamento é maior quando toma os dois juntos, mais não sei se pode me dar algo por ter uma alta quantidade de clicose no sangue. Ou é recomendando eu tomar os dois só no pós treino ?? tomo junto com BCAA mais ai de boa sei que nao pega nada.

    Outra dúvida, sei que tenho que tomar bastante agua, mas é em decorrer do dia ou imediatamento pós treino ?

    Obrigado !!!

  93. Pedro,

    A recomendação de uso da maltodextrina pode ser antes, durante e depois do treino. Sugerimos que procure um nutricionista esportivo para aconselhá-lo na melhor maneira de uso.

    A recomendação geral é para o uso da maltodextrina após o treino em conjunto com a creatina. Dentro de 20 minutos depois, um shake com o Ultra Whey Pro!

    A quantidade de água deve ser medida tomando como base o dia inteiro.

  94. Fabricio disse:

    Ola, gostaria de saber pra quem não faz musculação, mas corre todos os dias e faz abdominal 3 vez por semana pode tomar creatina universal ,pois meu objetivo e definir meu corpo ganhar massa muscular.Agradeço

  95. Fabrício,

    A creatina é um suplemento para atletas que precisam melhorar seu desempenho físico em suas atividades. Recomendamos que procure um nutricionista esporitvo para acompanhar sua dieta e encaixar a creatina da melhor maneira possível.

  96. Iago disse:

    Ola, eu queria saber se nos dias sem treino eu posso ficar sem tomar a creatina, nesse caso sabados e domingos. Eu queria saber tambem se eu poderia tomar whey + Creatina + Dextrose?

  97. Iago,

    Já foi explicado no texto principal deste tópico sobre a necessidade de se tomar a creatina também nos dias sem treino.

    Você pode combinar estes suplementos que são exatamente o que recomendamos, saiba mais: http://universalnutrition.com.br/blog/index.php/2011/05/11/como-ganhar-massa-muscular/

  98. Iago disse:

    Ola Universal Nutrition,
    Desculpe abusa mais uma vez, mais gostaria de saber se o Animal pack é bom? e se me da massa muscular.
    Tambem queria sabe se eu juntar:
    Ultra Whey Pro + Carbo Plus + Creatina + Daily Formula, nao vai fazer mal e os resultados vão ser de medio/longo prazo

  99. pedro disse:

    posso tomar creatina sem nenhum suplemto junto,e tbm posso tomar no primeiro mes de academia

  100. pedro disse:

    posso tomr creatina no primeiro mes de academia

  101. Bruno disse:

    Olha meu irmao faz academia e ele comprou tenho 13 anos quero tomar com ele !Posso? e a quantidade para minha idade se eu puder responde rapido pfvor.

  102. pedro disse:

    posso tomar creatina no primeiro mes,e tbm sem nenhum suplemento junto

  103. Elton disse:

    A minha dúvida é o seguinte, abri o pote de creatina,pórem não vou utilizá-la agora, somente usarei daqui a 2 meses. Tem problema eu ter aberto o pote? pois alguns suplementos depois de abertos devem ser consumidos preferencialmente em 30 dias. E no caso da creatina,tenho que consumi-lá nesses 30 dias ou posso guarda-la para posteriormente usá-la?

  104. edu disse:

    posso misturar creatina com aminoacido?
    como devo tomar?

  105. Iago,

    O Animal Pak é um dos suplementos mais consumidos do mundo. Para que ele se encaixe nas suas necessidades, recomendamos que procure um nutricionista esportivo para o encaixá-lo da melhor forma possível em sua dieta.

    “Fazer mal” vai depender de uma série de fatores que apenas um acompanhamento específico poderá determinar. Para pessoas saudáveis, sem doenças pré-existentes, essa combinação é a básica e deve ser suficiente para a maioria dos atletas.

    Pedro,

    Você pode, porém, recomendamos que procure um nutricionista esportivo para primeiramente planejar sua dieta e aí sim encaixar os suplementos da melhor maneira possível.

    Bruno,

    A creatina é um suplemento para atletas e deve ser utilizado como tal.

    Elton,

    Tudo vai depender das condições de armazenamento do produto. Geralmente, um pote de 200g dura mais de 2 meses, então, no seu caso, não deve haver problemas.

    Edu,

    Você pode combinar estes dois suplementos, porém, é essencial que você comece planejando sua dieta. Com uma dieta montada é que você vai poder encaixar diferentes suplementos durante o seu dia.

  106. Lau disse:

    Pessoal, uma duvida, só vou no nutricionista no dia 19, mas antes queria saber se posso fazer o uso da creatina somente 3x por semana.
    Não quero um resultado de dia para noite, quero algo gradual não tem problema o negocio demorar mais, mas gostaria de saber se posso fazer o uso da creatina dessa maneira! Assim para não inxar tanto e para nao ter perigo de nascer muitas espinhas!
    Obrigada!

  107. Lau,

    A recomendação para ingestão de creatina é durante todos os dias, até nos dias sem treino para que ao final de 1 mês (aproximadamente) você comece a ver os resultados. Ao utilizar a creatina 3x por semana pode ser que você nunca atinja a saturação do produto nos músculos e não obtenha os resultados esperados.

  108. larisa disse:

    oláa tenho 15 anos, malho e tomo suplemento, eu posso parar com o suplemento e começar a tomar bcaa? provoca algum efeito colateral? obrigada!

  109. Larisa,

    A qual suplemento você se refere? Lembre-se que suplementos podem ser combinados para obter os melhores resultados. Recomendamos que procure um nutricionista esportivo para adequar os produtos à sua dieta e necessidade.

  110. larissa Merces disse:

    Gostaria de saber se eu tomar um suco de frutas contendo leite e depois eu tomar a creatina diluida em agua pode influenciar na absorção da mesma? ou só interfere se tomar tudo no mesmo copo? tem problema de eu tomar a creatina antes do treino, pois a que eu tomo fala que tem que tomar 30 minutos antes do treino?

  111. Larissa,

    Não é o cenário ideal. O leite pode dificultar a absorção da creatina. Lembre-se que tudo vai se misturar no estômago. Já explicamos aqui no blog porque a creatina deve ser tomada preferencialmente após o treino, mas você pode tomar a creatina antes do treino também.

  112. Petrus Souto disse:

    Gostaria de saber , se tomar a creatina antes do treino , ela não fará efeito???

  113. Petrus,

    Sua dúvida já foi respondida no texto principal deste tópico. Veja a pergunta “Meus amigos tomam creatina antes do treino, por que devo tomar depois?”.

  114. rodrigo barbosa disse:

    boa tarde…

    comprei creatine i e a primeira vez que vou tomar, sou iniciante em fazer exercicios fisicos de forças… entao gostaria de saber se posso misturar a creatine numa vitamina de guarana… qual a porcao diaria? e antes ou depois?

  115. Rodrigo,

    Recomendamos que comece lendo o texto principal deste tópico. A porção diária é de 3g a ser tomada preferencialmente após o treino. Lembre-se que o excesso de cafeína proveniente do guaraná pode atrapalhar nos resultados da creatina.

  116. yago disse:

    eu compreiii a creatina so q nunca tomeii ainda
    tenhe validade? sii responder fico agradecido

  117. Yago,

    A validade do produto encontra-se estampada no próprio produto.

  118. andre disse:

    ola so o andre tenho 13 faço futebol 6 horas 4 vezes por semana e as vezes faço academia tenho 51 kg queria saber se posso toma e quantas gramas meu email e andre.dogao@hotmail.com obrigado

  119. André,

    A creatina é um suplemento para atletas e deve ser utilizado desta maneira. Sua rotina de 6horas de futebol por dia é um indício de que talvez você seja um atleta e possa usar o suplemento, porém é necessário que consulte seu médico e/ou nutricionista esportivo para responder a sua dúvida.

  120. Gian disse:

    Estou tomando 3g de creatina powder de manhã 20min antes do café da manhã com 3 copos de agua e um pouco de açucar, mas estou tendo problemas de digestão (diarreia). Vi que tem creatina em capsulas e tabletes mastigaveis. Será que poderiam ser melhor no meu caso? em capsulas e tabletes dão os mesmos problemas de que em powder ou não? Obrigado

  121. Gian,

    O desconforto estomacal pode ser um dos efeitos colaterais da creatina e acontece em algumas poucas pessoas. É pouco provável que outra forma de apresentação do produto (cápsulas ou tabletes) venham a ter melhor aceitação do organismo porém, é sempre válido experimentar. Devido a individualidade biológica de cada, é difícil dizer que você terá melhor aceitação ou não.

  122. MaaH Cardoso disse:

    Faz 1 mes que eu tomo a creatina pura com agua sem whay sem nada antes e depois do treino e deu muito resultado isso é normal ?pode ?

    Obrigada

  123. MaaH,

    Infelizmente não conseguimos entender sua dúvida.

  124. MaaH Cardoso disse:

    eu disse que eu tomo creatina faz 1 mes ceerto . mais eu tomo pura com agua so sem whay sem naada creatina pura com agua mesmo sabe mais eu tomo antes do treino e depois do treino e deu muuito resultado isso . é nomal ? pode tomar dessa maneira ?

    Aguardo a resposta novamente

  125. MaaH Cardoso disse:

    Vaai demora muito pra responder minha pergunta ?
    Obrigada . Continuo aguardando a resposta

  126. MaaH Cardoso disse:

    eu disse que eu tomo creatina faz 1 mes ceerto . mais eu tomo pura com agua so sem whay sem naada creatina pura com agua mesmo sabe mais eu tomo antes do treino e depois do treino e deu muuito resultado isso . é nomal ? pode tomar dessa maneira ?

  127. Alexandra Mendes disse:

    Qual o prazo de validade da Creatina depois de aberta?!
    Desde já agradeço!

  128. MaaH,

    Desculpe-nos pelo equívoco, sua dúvida havia sido respondida em outro tópico. Esta foi a resposta:

    “Certo. Os resultados da creatina podem variar muito de pessoa para pessoa, sendo que algumas pessoas não sentirão nenhum benefício do suplemento e outras terão ótimos resultados, como no seu caso. É normal sim. Se o seu objetivo for o ganho de massa muscular, lembre-se de ter sua dieta planejada para fornecer mais calorias do que você gasta diariamente. Geralmente, é recomendado o consumo do Ultra Whey Pro + Carbo Plus após o seu treino, porém, para melhor adequar os suplementos à sua rotina e dieta, recomendamos que procure um nutricionista esportivo.”

    Também pode ser vista aqui: http://universalnutrition.com.br/blog/index.php/2010/09/30/como-tomar-creatina/#comment-5136

    Alexandra,

    Não é possível determinar um prazo de validade específico pois isso vai depender das condições de armazenamento do produto. Dependendo dessas condições, pode ser de 40, 60, ou até 90 dias.

  129. REJANE disse:

    queria saber se posso tomar creatina sem medo tenho um corpo legal só preciso crescer mais as pernas e definilas .posso tomar não quero que cresça a barriga !

    obrigado

  130. Ernesto Saraiva disse:

    ola , Há uma grande duvida entre as pessoas , mulheres principalmente , se a creatina causa celulite, ou aumenta , obrigado

  131. Rodrigo disse:

    Boa tarde,
    Bom, treinei durante alguns anos e nunca ingeri nada além de proteina. Atualmente reiniciei minha rotina de treinos e pensei em melhorar minha nutrição da seguinte forma:
    Em dias de treino, mando whey+malto+creatina(3g) e a noite caseína. Minha duvida é com relação aos dias off. Eu tomo a creatina junto com suco de frutas após o almoço e a caseina também mantenho. Penso se deveria substituir algo nos dias off (fica meio caro manter podíamos dias).
    Estou utilizando o whey e creatina da universal. Recomendo, sao muito bons!
    Um abraço

  132. Ernesto,

    Já havíamos respondido sua dúvida em outra oportunidade em outro tópico. Veja a resposta aqui: http://universalnutrition.com.br/blog/index.php/2010/09/30/como-tomar-creatina/#comment-634

  133. Rejane,

    É impossível determinar o que pode causar o “ganho de barriga”. A creatina é um suplemento que deve ser utilizado para o aumento de desempenho físico pois ela otimiza a produção de energia no organismo. O acúmulo de água (que causa um aumento de volume muscular) é um dos resultados secundários da creatina.

    Ernesto,

    Sua dúvida já foi respondida em outros tópicos.

    Rodrigo,

    Primeiro, é válido lembrar que sua dieta tem papel essencial nos seus resultados.

    A creatina deve ser tomada também nos dias off como já foi explicado aqui no blog.

    Para saber se você deve manter o uso da caseína nos dias sem treino, você deverá estrutura sua dieta e verificar se há necessidade de maior ingestão protéica. Um nutricionista esportivo poderá te auxiliar neste aspecto.

    Se sua dieta estiver pobre em proteínas, será necessário aumentar este número através de suplementos ou da própria alimentação. Você pode também utilizar fontes protéicas mais baratas nos dias off, como a albumina.

  134. Rodrigo disse:

    Olá, estou tomando creatina de outras marcas faz um mês e não percebi nenhum resultado, mas acabei de comprar a da Universal, minha duvida é se preciso fazer alguma pausa, ou posso seguir tomando normalmente a Universal?

  135. Rodrigo,

    A recomendação geral é para que a creatina seja usada por 2 meses com intervalo de um ou até mesmo 3 meses com intervalo de 1. Sendo assim, pode continuar o uso.

  136. Lucas Mota disse:

    Olá!
    Queria saber quantos minutos devo tomar a creatina powder depois do treino?

  137. Lucas,

    Não existe nenhuma regra específica, porém, a recomendação geral é para que tome assim que acabar seu treino em conjunto com uma dose do Carbo Plus. Dentro de 20-30 minutos depois, 1 dose do Ultra Whey Pro.

  138. Danilo disse:

    Boa tarde,
    Comprei a creatina de vocês e estou malhando 5 ou 6 vezes por semana a algum tempo já. Tenho o costume de sempre fazer um aerobico depois de malhar, corrida principalmente. Lendo comentários anteriores vi que para o melhor aproveitamento o uso da creatina é apos o treino de musculação, então fiquei na duvida se tomo a creatina apos malhar, espero um pouco e depois faço o aeróbico, se faço o uso depois do aeróbico.
    Desde já agradeço a atenção.

  139. Danilo,

    Não existe uma regra. Você pode tomar a creatina após o seu treino aeróbico, sem problemas.

  140. Leonardo disse:

    Esto malhando para aumentar minha massa muscular.
    Ja venho tomando creatina na Universal ha 2 semanas sem saturação.
    Tomar creatina sem saturação, em quanto tempo aproximadamente ira ocorrer a Retenção de liquido considerável para um inchaço?
    Agradeço!

  141. Leonardo,

    Não existe um período exato que possa ser indicado como padrão para todas as pessoas, mas em geral, com 1 mês de suplementação é que a maioria das pessoas começa a ver os resultados.

  142. RICHARD MILITAO disse:

    Gostaria de saber se o ultra whey pro tem açúcar ?

  143. Richard,

    O Ultra Whey Pro contém aproximadamente 1g de lactose que é considerada um açúcar.

  144. wagner disse:

    Gostaria de saber se posso tomar Ultra Whey Pro + Carbo Plus + Creatine Powder de uma ves so pos treino e se e nessesario esperar augum tempo para fazer a a refeicao ?

  145. Wagner,

    Você pode tomar os 3 juntos ou tomar a creatina + Carbo Plus imediatamente após os exercícios e o Ultra Whey Pro cerca de 20 minutos depois. Faça uma refeição completa após cerca de 1h do seu shake.

  146. Jackson disse:

    Estou malhando há 8 meses e não ganhei quase nada de massa muscular gostaria iniciar uma suplementação? Qual seria a ideal? Meus colegas mandaram eu iniciar com whey pro e so depois creatina. Por favor quero uma opinião que seja melhor para mim!!!
    Desde de já, obrigado!!1

  147. Jackson,

    O melhor pra você é começar identificando os pontos fracos em sua alimentação. Lembre-se que comer muito e com qualidade é essencial para ganhar massa muscular. Você pode começar combinando o Ultra Whey Pro com o Carbo Plus após o seu treino. Depois de cerca de 3-4 meses, você pode utilizar a creatina.

  148. wagner disse:

    oi quantas vezes eu devo tomar Creatine Powder por dia e de quantas e quantas horas . e uma colher de cafe e sufisiemte ? to na duvida

  149. Wagner,

    Siga a recomendação do rótulo: são 3g ao dia.

    Não existe uma regra quanto ao horário de se tomar a creatina, porém, é recomendado seu consumo após o treino.

  150. wagner disse:

    to na duvida qual medida que eu devo tomar do Ultra Whey Pro em cada shake pos treino se e uma ou e duas . e outra coisa gostaria que vocé me indicasse mais algum suplemento pra min aprimorar meu desenvolvimento muscular sendo que eu ja estou tomando Ultra Whey Pro + Carbo Plus + Creatine Powder

  151. wagner disse:

    meu pesso e 60 kilos

  152. Wagner,

    Uma medida é suficiente. Você já está utilizando a suplementação de base, agora é importante que foque em sua dieta e comece a comer mais do que geralmente come.

  153. Zera disse:

    eu estou com meio pote de creatina aqui em casa guardados ha mais ou menos 5 meses, fui pega-la pra tomar recentemente e ela esta empedrada, porem continua branca e sem gosto. Alem disso qndo coloco na agua ela dissolve normalmente. Sera que ela ainda esta boa para consumo? Ainda vai fazer efeito?

  154. Zera,

    É difícil responder. Se o pote estava bem fechado em condições ideais – em local fresco e seco, ao abrigo do sol e do calor – é provável que o produto ainda esteja em condições de consumo. Infelizmente é impossível determinar ao certo e é por isso que o ideal é que opte por um novo produto.

  155. Marcos Vinicius disse:

    queria saber se creatina da energia? meu foco não é massa muscular e sim energia (disposição) para os treinos.

  156. Marcos,

    O principal objetivo da creatina é aumentar o desempenho físico. Não é um estimulante. Se você busca energia extra, experimente o Kwik Energy: http://universalnutrition.com.br/produtoHardcore.aspx?produtoId=68

  157. mateus disse:

    eu sou façil pra ganhar peso posso tomar creatina .
    me falaram que posso ganhar barriga verdade ?

  158. mateus disse:

    posso tomar creatina pura com whey protein ?

  159. Mateus,

    Não é a creatina que vai determinar se você vai ganhar barriga ou não — isso vai depender muito mais da sua dieta e treino. A creatina causa o efeito inchado, que pode atrapalhar na definição muscular.

    Você pode tomar creatina com o Ultra Whey Pro, porém lembre-se que é necessário primeiramente planejar a alimentação para depois decidir quais suplementos tomar.

  160. rafael disse:

    Se caso eu fizer. 40 minutos de erobica 3 vezes na semana antes do treino, tomando a creatina consigo inchar e definir ?

  161. Rafael,

    O ganho de massa muscular está diretamente relacionado com a sua dieta. Para crescer, você precisa comer mais do que come normalmente.

    Sugerimos que procure o auxílio de um educador físico para definir e acompanhar seu treinamento.

  162. olá eu queria saber,eu injeto a.d.e e eu queria saber se tem algum problema de tomar creatina junto prq q eu to loko pra tomar creatina junto prq ela incha os musculo ai por isso q eu quero tomar prq ela ja vai ajudar inchar o meu braço mais ainda junto com a.d.e ai sera q faz mal espero uma resposta legal ae de alguem valeu abraços fika na paz ai!!!!!!

  163. ae eu queria saber se tomar animal pack junto com creatina caps probiótica tem algum problema valeu abraços!!!!a é não se esqueça de responder a outra pergunta q eu fiz antes sobre a a.d.e e creatina juntos obrigado valeu!!!!!

  164. Marcos disse:

    Boa tarde.
    Vou começar a fazer musculação agora se eu tomar a creatina vou estar desperdiçando a mesma por ser novo na academia ou poderia tomar no começo sem prblemas.
    Obrigado.

  165. jr aguia disse:

    quero tomar creatina, mais eu tomo durateston tem algun problema?

  166. Meriele disse:

    Colocando as 3g de creatina pura, quantos ml de água,suco, etc… Devo colocar?
    Obrigada

  167. Jr. Aguia,

    O uso do esteróide Duradeston somente deve ser feito com acompanhamento médico. Sugerimos que o consulte também sobre o usa da creatina.

    Meriele,

    A quantidade de água fica à seu critério.

  168. ytalo disse:

    quem nao feis o proseso de saturacao o que deve faser

  169. Kayo disse:

    Posso misturar creatina e malto ?

  170. Ytalo,

    Basta utilizar 3g ao dia.

    Kayo,

    Sim.

  171. Kayo disse:

    hm, mas tem que fazer essa saturação ? e também , tenho que usar o malto e a creatina pós ou pré-treino ? obrigado ‘

  172. Alex disse:

    Ola! boa tarde!
    conheci o site agora e confeço q simplismente axei incrivel
    ha um grande acervo d informaçoes…
    Mas vamos a minha pergunta…gostaria de saber como devo proceder
    ja q vou tomar os suplementos: Creatinha universal+malto…devo tomar depois do treino ou antes??? eh q na imbalagem do malto a recomendaçao eh q se tome 30 minutos antes do treino…

    Desde ja agradeço e espero anciosamente a resposta!
    obrigado e sucesso!!!

  173. Kayo disse:

    tem que fazer eessa saturação ? e também o malto e a creatina tem que tomar pré ou pós treino ?

  174. Gustavo disse:

    Creativa, msmo sendo um aminoacido… a creativa possue algum timo de vitamina? se possui… ql vitamina ?

  175. nandinho ade disse:

    tomar um golinho de café de vez enquanto corta o efeito da creatina ?

  176. Kayo,

    Estas dúvidas estão respondidas no texto principal!

    A saturação não é necessária, e a creatina deve ser tomada após o treino.

    Gustavo,

    Não. A creatina pura, não contém outros ingredientes nem vitaminas. Há algumas misturas de creatina no mercado que podem ter vitaminas adicionadas além de carboidratos. O melhor custo benefício é sem dúvidas a creatina pura Universal.

    Nandinho,

    Não, porém uma dose alta de 400mg pode sim influenciar negativamente nos resultados da creatina.

  177. Wilson disse:

    boa tarde !

    Tenho 17 anos 1,72 altura e peso 60k, tava pensando em tomar a creatina + monster nitro pack + malto oq vc achaa ?
    o ruim é q minha creatina é da probiotica a universal dizem q eh melhor… eu qria mais é ganhar massa muscular e engorda um pouco né, qual a combinaçao vc diria q é “melhor” pra mim ??

    e parabéns peloo site, o melhor ate agr q ja vi exolicando tudo certo !

    Att

  178. Wilson,

    Comece planejando sua alimentação. Lembre-se que para ganhar pesso é essencial que você passe a comer mais do que come atualmente — é uma regra. Os suplementos vão auxiliar a aumentar sua ingestão de nutrientes e contribuir para o ganho de massa.

    A combinação básica que você pode utilizar é Ultra Whey Pro + Carbo Plus + Creatina Universal após o treino. Saiba mais: http://universalnutrition.com.br/blog/index.php/2011/05/11/como-ganhar-massa-muscular/

    Você pode utilizar também o Ultra Whey Pro para completar seu café da manhã, caso haja necessidade. Para identificar suas necessidades nutricionais, sugerimos sempre que procure um nutricionista esportivo para planejar sua dieta e encaixar os suplementos da melhor forma possível.

  179. Matheus disse:

    Mano , tem muita gente colocando merda na minha cabeça, que eu sou muito novo para tomar creatina e que vai me ferrar com problema renal,
    e que vou tenque fazer emodialize e ficar com varias doenças. E de tanto eles colocarem olho grande em mim eu parei de tomar a creatina , Mas eu parei porque estava com a consciencia pesada. Quero saber se é necessario beber 6 litros de agua por dia ou pode beber agua normalmente enquanto estiver tomando creatina.
    Brigadoooooo

  180. Matheus,

    É difícil precisar esta questão. O ideal é que procure um médico/nutricionista para aconselhá-lo até no consumo diário de água. Se ajudar a tirar as dúvidas da sua cabeça, procure fazer exames periódicos enquanto estiver fazendo uso da creatina.

    Veja esta resposta sobre a quantidade de água: http://universalnutrition.com.br/blog/index.php/2010/09/30/como-tomar-creatina/#comment-605

    Procure tomar a partir de 3,7 litros.

  181. João Pedro disse:

    Ola, comprei a creatina da Universal, mt boa mesmo! Estou tomando ela 7g após o treino com whey e carbo de fácil absorção.
    Sei que o forum aqui é sobre a creatina, mas qual seria um pré treino eficaz onde o custo benefício seja prevalecido. Vlw e ótimos Comentários/Respostas, parabéns!

  182. João,

    Se você precisa apenas de energia extra para treinar ou mesmo durante o dia, pode experimentar o Kwik Energy da Universal: http://universalnutrition.com.br/produtoHardcore.aspx?produtoId=68

    Lembre-se de fazer uma refeição completa cerca de 1h a 1h30min antes do seu treino.

  183. Yan disse:

    Se eu fizer mais de um treino por dia, é necessário tomar a creatina após os dois treinos ? Ou devo toma-la apenas uma vez ao dia ? Parabéns por estar esclarecendo todas as dúvidas ! Ótima atitude !

  184. thiago disse:

    posso tomar creatina todos os dias não é necessário parar de tomar um tempo e retornar novamente.?

  185. thiago disse:

    por quanto tempo posso tomar creatina.
    é verdade que é preciso para um mês e só depois voltar a tomar a creatina?

  186. Yan,

    Se você tomar as 3g em um único momento (por exemplo, depois do primeiro treino), não é necessário tomar novamente após o segundo treino. Lembre-se que a dose diária máxima recomendada pela ANVISA é de 3g e somente um médico ou nutricionista poderá recomendar uma dose maior.

    Thiago,

    Sua dúvida foi respondida no texto principal, na pergunta sobre “ciclos”. Geralmente, pode-se tomar a creatina por 3 meses e pausar 1 ou mesmo 2 meses e pausar 1.

  187. thiago disse:

    boa noite, é verdade que a creatina engorda?

  188. Thiago,

    Creatina não tem calorias e portanto não engorda.

  189. thiago disse:

    Qual a diferença tomar a creatina antes ou depois do treino.

  190. Pedro disse:

    Olá! Gostaria de saber se eu tomar creatina por 3 meses e parar 1, nessa pausa eu vou perder muito volume? e quando voltar a tomar, terei os resultados tão bons quanto da primeira vez? Obrigado

  191. Thiago,

    Após o treino, você pode aproveitar um momento em que seu corpo está mais propício a receber nutrientes. Além disso, é comum o uso de um carboidrato de rápida absorção neste momento, contribuindo também para a melhor absorção da creatina.

    Pedro,

    É impossível determinar ao certo isso. Lembre-se que seus ganhos de massa muscular estão diretamente relacionados à sua alimentação.

  192. Maria disse:

    Gostaria de saber se é preciso dar essa pausa de 1 mês, e qual pré treino posso tomar junto com creatina? Obrigada

  193. RAFAEL disse:

    olá ,bom dia creatina universal pode causar queimação e dores na barriga ?
    a creatina universal não dilui ? pois estou tomando mas mexo bastante e ela sempre para no fundo do copo é normal? desde já fico grato pela atenção.

  194. Lucas disse:

    Olá! Queria saber se a creatina pura (manipulada) deve ter o periodo de saturação, se são 3g mesmo, e se os resultados e os efeitos são os mesmos. Desde já, obrigado. Parabens pelo site, voces tem ajudado muita gente! Abraço

  195. Maria,

    A pausa é recomendada para evitar que o corpo se acostume com a suplementação. Indicar um pré-treino depende de suas necessidades e alimentação. Lembre-se de fazer uma refeição completa cerca de 1h a 1h30min antes do seu treino. Se estiver utilizando a creatina Universal após o treino, procure por um pré-treino que não traga creatina em sua formulação.

    Se precisa apenas de energia para o seu treino, experimente o Kwik Energy: http://universalnutrition.com.br/blog/index.php/2010/11/25/kwik-energy-energia-pra-toda-hora/

    Rafael,

    A creatina monohidratada pode sim causar desconforto estomacal em algumas pessoas. Por se tratar de um sal não hidrosolúvel, é normal que a creatina se acumule no fundo do copo.

    Lucas,

    Se optar pela creatina manipulada, procure um local de extrema confiança e que trabalhe com creatina de alta qualidade. Em se tratando de creatina monohidratada pura, há anos, a Universal é sinônimo de qualidade e garantia.

    Se você manipular creatina monohidratada, a forma de uso é a mesma da creatina Universal.

  196. Nathalia disse:

    Olá , atualmente tomo creatine way , mas o comprido é grande , se eu cortar e ingerir depois funciona ou quebra o efeito do comprido ? obrigada

  197. Nathália,

    Sugerímos que consulte o fabricante do produto para esclarecer essa dúvida.

  198. Átylla disse:

    Creatina universal está liberada ? como que faço para tomar creatina universal ?

  199. Atylla,

    Sim, está liberada. Procure por uma loja de suplementos especializada!

  200. thiago disse:

    cafeina corta o efeito da creatina?
    bebida alcolica tabém corta?

  201. Lucas BM disse:

    cara , tomo creatina a 3 meses , agora qe parei , devo tomar algo , tipo qe uma TPC . ?

  202. Thiago,

    Dependendo da quantidade, sim. Quanto a bebida alcoólica, veja este comentário: http://universalnutrition.com.br/blog/index.php/2010/09/30/como-tomar-creatina/#comment-456

    Lucas BM,

    Não. A creatina não é um esteróide anabolizante e portanto não necessita de TPC.

  203. THIAGO disse:

    COMPREI A CREATINA E O GH DE VOCÊS, QUERO SABER PELO QUAL EU COMEÇO, OU SE EU TOMO OS DOIS JUNTOS ?

  204. Henrique disse:

    Gostaria de saber, se eu poderia tomar creatina com capsulas de guaraná, se um, anularia o efeito da outro, ou se trata de mito mesmo?

  205. Há poucos estudos que descrevem que o excesso de cafeína no organismo. Apenas este excesso poderia alterar o metabolismo da creatina a nível celular. Portanto, se o consumo de cafeína for moderado, pode ficar tranquilo que não haverá efeito de uma substância sobre a outra. Se for exagerado é bom rever independente do uso da creatina ou não, isso porque a cafeína é um estimulante do SNC (Sistema Nervoso Central).

  206. Leonardo disse:

    Estou pensando em comprar, mas preciso resolver uma dúvida antes de tomar a decisão: Se, tomando 3g por dia durante um mês, é suficiente para saturar o músculo (de acordo com o artigo), por que tomar 3 e parar 1? Não dá para tomar 1 e parar 1, por exemplo? Significa que, mesmo tendo atingido a saturação, devo continuar tomando para manter o músculo saturado ou é só atingir a saturação e parar para que os resultados sejam notáveis? Qual das duas possibilidades é melhor? Quero deixar elogios, os artigos são muito bons e o whey da universal também é.
    Obrigado.

  207. Após atingir a saturação é sim indicada a continuidade da suplementação para manter os estoques intramusculares de creatina elevados e para que os benefícios do produto sejam notados por um período maior. A pausa de 1 mês é para que o organismo não torne-se intolerante à suplementação. Assim como é sempre interessante adotar uma estratégia onde trabalhamos com treinos diferentes (exercícios) em períodos determinados para que o corpo não caia na rotina, o mesmo acontece com os auxílios ergogênicos. É sempre aconselhado a quebra do ritmo para que sejam alcançados melhores resultados. Lembramos que estas informações não substituem o acompanhamento de um nutricionista esportivo e um profissional da área de educação física para acompanhar de perto o seu progresso.

  208. Gabriel disse:

    Bom Dia, Otimo site!

    Gostaria de saber se a alguma complicação quanto o uso de Chimarrao diariamente, eu tomo creatina todos os dias e bastante agua tbm, mas gostaria de saber também se uma parte da agua diária pode ser substituída por chimarrão?

    abraço

  209. Bom dia Gabriel, obrigado pelos elogios! Não é aconselhável substituir a água pura pelo chimarrão, pois apesar dos benefícios da bebida, a água contém sais minerais e outros nutrientes, e quando adicionada ao chá ou chimarrão, ela tem essas propriedades alteradas. Além disso, o chimarrão é diurético, ou seja, auxilia o corpo na eliminação de líquidos, dificultando a hidratação das células. Por isso, prefira sempre água pura.
    Como saber se a quantidade de água que você bebe está de acordo? Observe a cor da urina: se a coloração estiver muito forte, isto é sinal de que você não está consumindo água o suficiente.
    Bons treinos!

  210. chirlene disse:

    bom dia! compre a creatina e o bcaa, em capsulas, meu peso e 59 kl.
    como devo tomar

  211. chirlene disse:

    a loja em que comprei so vende produtos, para atletas ele me falou pra tomar a creatina (4 capsulas ) 40 minutos antes de malhar e tomar bcaa (4 capsulas) depois do treino. mais estou achando muitas capsulas , alguem pode tira esta duvida para mim.

  212. Bom dia Chirlene. A recomendação da creatina é para que seja tomada antes do treino, e o BCAA durante ou até uma hora depois. Essas recomendações são melhor adaptadas quando há acompanhamento de um profissional de saúde. Lembre-se que para atingir seus objetivos, você precisa equilibrar treino, alimentação e descanso. Quanto ao problema relacionado à quantidade de cápsulas, você pode optar por tomar a creatina e o BCAA em pó, assim não precisa tomar tantas cápsulas por dia. Peça ao seu lojista nossos produtos em pó, a Creatine Powder, o Atomic 7 ou outro produto Universal que você esteja acostumado. Bons treinos!

Deixe um comentário